Aromaterapia: óleos essenciais são aliados da saúde física e mental

Substâncias extraídas das plantas ajudam a proteger o corpo e controlar ansiedade e estresse

Quem não conhece aqueles líquidos altamente concentrados e com aromas característicos e agradáveis usados comumente para perfumar os ambientes? Mais do que apenas deixar os cômodos com aquele cheiro gostoso e convidativo, os óleos essenciais são extraídos de plantas e possuem propriedades terapêuticas atestadas por diversos pesquisadores e cientistas que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde física e mental, como explica a especialista em aromaterapia com foco em saúde através dos óleos essenciais e sócia da Palato Especiarias, Taciana Lisboa.

“Os óleos essenciais possuem aromas que são absorvidos rapidamente pelos receptores olfativos e são capazes de estimular o cérebro no controle da frequência cardíaca, respiração, estresse e respiração. Dessa forma, protegem a saúde ao longo do tempo, possibilitando a diminuição de diversos sintomas comuns que afetam as pessoas, como dores e náuseas, além de contribuir para a redução do estresse e ansiedade, melhorando a energia e motivação e proporcionando mais qualidade de vida”, explica.

A especialista – que atuou durante 21 anos na indústria farmacêutica – explica que, por se tratar de produtos naturais, os óleos essenciais podem ser usados por pessoas de todas as idades e podem ajudar, inclusive, na diminuição do consumo de diversos medicamentos para dor e ansiedade. “Temos exemplos de clientes que têm conseguido deixar de usar remédios controlados somente com o uso de óleos essenciais”.

Ainda segundo Taciana Lisboa, existem óleos essenciais para todo tipo de necessidade e eles podem ser usados de diversas maneiras. “As substâncias podem ser usadas no difusor, em escalda-pés ou até mesmo em contato direto com a pele, espalhando nas mãos ou palmas dos pés. O mais importante é contar com o auxílio de profissionais que darão a devida orientação sobre a melhor forma de usar cada tipo de óleo para obter o máximo de benefícios”.

Confira a seguir como os óleos essenciais podem auxiliar no alívio de diversos problemas nesse período de pandemia!

Ansiedade

A ansiedade e estresse que se intensificaram nos últimos meses em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, seja pelo receio da contaminação como também pela necessidade de isolamento social e os desafios enfrentados por muitas pessoas para conciliar a vida pessoal e profissional, podem ser amenizados com o uso do óleo essencial de laranja.

Insônia e TPM

Para quem sofre de insônia ou busca uma noite de sono mais tranquila e reparadora, até mesmo para crianças e bebês, o óleo essencial de lavanda é ideal. Pesquisas apontam que a lavanda auxilia nesse sentido e ajuda as pessoas a acordarem mais dispostas e revigoradas por estar associada à diminuição da pressão sanguínea, batimentos cardíacos e temperatura da pele. Ela alivia também os efeitos da TPM nas mulheres.

Congestionamento nasal

As pessoas que convivem com problemas de nariz entupido ou escorrendo, o óleo de eucalipto auxilia por reagir com as mucosas, diminuindo o muco, além de aliviar também dores de cabeça.

Foco e concentração

Quem tem enfrentado dificuldades de concentração nesse período de pandemia pode se beneficiar com óleo essencial de canela. Ele ajuda a melhorar o foco e a concentração.

Disposição

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser bastante benéfico para acordar, fazendo as pessoas se sentirem mais alertas, com menos fadiga, além de melhorar a memória.

A Palato Especiarias é referência em produtos naturais e agora também em essências e óleos essenciais com lojas no bairro de Itapuã e em Simões Filho. Oferece mais de 1.000 produtos naturais, entre especiarias, oleoginosas, suplementos alimentares, temperos, itens para celíacos e sem lactose.

Nenhum comentário

Os comentários estão desativados.