Você sabe como calcular a idade do seu cachorro?

Cientistas desenvolveram uma nova maneira de calcular a idade do seu pet. Com certeza você já escutou ou até mesmo disse algo como, “Um ano de vida do cachorro corresponde a sete anos humanos”. Mas, a relação idade do cachorro e a idade humana não são bem assim, segundo recente estudo científico.

O professor e veterinário da Faculdade UNINASSAU Natal, Tarcísio Barreto, explica que, estamos acostumamos a dizer que, para saber a idade que um cachorro possui, basta multiplicar a idade dele por sete. “Se fosse assim, seria muita fácil. Um animal com 7 anos teria 49 anos, se fosse um ser humano”, pontua.

Em um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, esta conta pode não ser muito precisa, pois deixa de lado alguns fatores que são relevantes. Com isso, os cientistas desenvolveram uma nova maneira de calcular a idade do seu cachorro. Através do mapeamento genético de exemplares da raça labrador, eles entenderam melhor o envelhecimento dos animais e fizeram a comparação entre idade biológica dos cães e a humana.

Os resultados servem como comparativos e podem ser estendidos a outras raças. “Ainda que possuam tamanhos e expectativas de vida diferentes, para os pesquisadores, outros cães possuem um padrão de desenvolvimento parecido”, explica Tarcísio.
Confira abaixo como calcular a idade do seu cachorro:

  1. Primeiro calcule o logaritmo natural (Ln) da idade do seu cachorro. Se tiver dúvidas, existem calculadoras online que podem auxiliar.

  2. Depois, multiplique o logaritmo natural da idade do cão por 16 e acrescente 31. Se seu cão de 12 anos tem 2.04 de Ln. Este valor, multiplicado por 16 e somado a 31, daria 63 anos humanos.

Nenhum comentário

Os comentários estão desativados.